sábado, 25 de janeiro de 2014

Cinco recursos que definem mlearning

O modelo de aprendizagem Mobile Learning baseia-se num ambiente de aprendizagem onde os conteúdos são disponibilizados através de dispositivos móveis, tais como: smartphones, tablets, iPads, iPhones, leitores de mp3, consolas de jogos, etc. Estas tecnologias não foram idealizadas para fins educativos, mas sim para ser uma ferramenta de comunicação e, mais recentemente, de entretenimento. Porém, devido as suas características, vários investigadores na área de educação estão a encontrar um enorme potencial nos dispositivos móveis, tendo em conta as necessidades de aprendizagem dos indivíduos num mundo cada vez mais digital e móvel.



As principais características do modelo de mLearning são:

 Acesso fácil e conveniente: O mobile learning permite um acesso fácil aos conteúdos no tempo e lugar que seja mais conveniente para os alunos. Tendo em conta que os alunos, durante grande parte do dia, transportam os seus dispositivos móveis, podem aceder a conteúdos, cursos ou ferramentas, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Informação no momento oportuno
:  O Mobile Learning atende à necessidade impulsiva de alunos para aceder a conteúdos em qualquer contexto ou lugar. 

Conteúdos adequados aos dispositivos móveis: Os conteúdos desenvolvidos para um modelo de mlearning são, em geral, menos extensos e leves. Normalmente, os conteúdos concentram-se apenas numa ideia ou conceito principal.


Contextual e informal:
Um dispositivo móvel com ligação à Internet permite a um aluno aceder a informações relevantes ao contexto onde se encontra. Por exemplo, durante um passeio, apenas com um clique, poderá obter informações da localidade que está visitar , nomeadamente geográficas, culturais ou gastronómicas.

Atividades orientadas: As atividades baseadas em dispositivos móveis permitem focar a partilha de informações  aprendizagem móvel focar partilha de conhecimentos que encontra aplicação imediata. Aprender é just-in-time ou seja, no momento em que o aluno requer que as informações específicas e começa a aplicar o mesmo imediatamente para o contexto.
focus on sharing knowledge that finds immediate application. Learning is just-in-time i.e. at the time the learner requires that specific information and gets to apply the same immediately to the context.

Sem comentários:

Enviar um comentário