sábado, 25 de janeiro de 2014

Será o Mobile Learning ideal para mim?



Hoje, o Mobile Learning é uma das tendências mais relevantes no ensino. Porém, temos de decidir se esta abordagem de ensino é o mais certo para mim e de que forma posso iniciar-me neste mundo. Muitas perguntas precisam de ser feitas antes de mergulharmos no "mundo" da aprendizagem móvel: Será a solução mais certa para o meu caso? De que forma os alunos irão receber os conteúdos? Necessitarei de fazer um investimento muito elevado? Estas são decisões que devemos fazer com cuidado, tendo por base as verdadeiras necessidades e critérios objetivos de aprendizagem. É pois necessário, também, ter a certeza que o uso de um dispositivo móvel vai promover a aprendizagem dos alunos, pelo que não podemos cair no erro de apenas usar os dispositivos móveis porque está na moda ou porque vo e fresco.

Mobile Learning Versus Aprendizagem Tradicional 

Basicamente, a aprendizagem móvel permite aos alunos uma aprendizagem em qualquer lugar, em  qualquer momento e num contexto formal ou informal. Devido à facilidade com que, atualmente, os dispositivos móveis acedem à Internet, os alunos e o professor podem criar, manipular e partilhar conteúdos quando quiserem.
Porém, a aprendizagem móvel é muito mais do que simplesmente colocar conteúdos num tablet ou smartphone, na verdade, uma das melhores aplicações do Mobile Learning é a aprendizagem informal e a oportunidade de qualquer um ser um agente ativo de produção de conteúdos de aprendizagem, com a possibilidade de os poder partilhar de imediato e em tempo real por outros intervenientes do ambiente de aprendizagem.
Ficam aqui quatro pontos que faz distinção entre o modelo de aprendizagem móvel e aprendizagem tradicional.


ConteúdoA aprendizagem tradicional é bom para a prestação de conhecimento fundamental . Aprendizagem móvel é bom para fornecer as informações necessárias , em pedaços facilmente digeríveis , no ponto de impacto.


Transferência de ConhecimentoA aprendizagem tradicional é rígida nos procedimentos - alunos sentados na sala, ouvem. aprendem e aplicam conhecimentos. A aprendizagem móvel pode melhorar a aprendizagem formal, oferecendo múltiplas oportunidades de aprendizagem ao longo do tempo, podendo, assim, melhor a retenção do aluno.


Interação e feedbackA aprendizagem tradicional proporciona momentos de interação entre o professor e os alunos dentro da sala de aula. A aprendizagem móvel pode facilitar a produção e a captura de conteúdos em diversos contextos, permitindo interação instantánea entre os colegas e professor, não tendo importância onde se encontram.


Prof. Rogério Ramos 

Sem comentários:

Enviar um comentário